Hiery do Girl’s Day desmaia em apresentação. E eu quero “desmaiar” os gerentes dela!

Postado em Atualizado em

HyeriFaint2

Essa vida de Idol ainda vai mata um.

A imagem que vocês veem acima são os momento seguintes em que Hiery do Girl’s Day sofre um colapso após a apresentação do grupo no M! countdown. Rapidamente socorrida ele foi levada diretamente para um hospital, seus gerentes informam que ela tinha gripe, mas que foi medicada e está bem , e que vai continuar a se apresentar! sério, alguém q sofreu um colapso tem condições de continuar desse jeito?!

2014116193027d0ggiju_T5_63031

2014116193027ccq4iju_T5_63033

2014116193027r6o9iju_T5_63032

pausa. Respira fundo.

A notícia já foi dada e o que se segue é uma analise de toda essa merda que são as condições de trabalho no mundo do Kpop. se você não gosta de textos longo é melhor para aqui, você foi avisado.

Já é tecla mais do que batida o fato que os orientais em sua maioria são conhecidos pelas extremamente longas jornadas de trabalho e ou estudo, chegando a caso de morte por pura estafa mental e física. Os Japoneses inclusive tem um nome pra isso: Karoshi.

Mas porque e pra que isso? Modernidade. A maioria das nações orientais em algum momento de sua história viveu sob regimes isolacionistas onde se criava este senso de superioridade, propagandeado por seus respectivos governantes. Entretanto está noção foi posta em cheque em diferentes momentos para cada país e no caso da Coréia, um país que sempre foi alvo de invasões e por isso extremamente orgulhoso de ter mantido sua unidade cultural, foi ter seu país avassalado por duas guerras (segunda e civil) e perceber o quanto o ocidente estava evoluído e rico em comparação. Vendo que o único capital disponível em um país sem reservas naturais era o capital humano se criou toda uma cultura de adoração ao sucesso. Mas diferente dos americanos e sua figura do self-made man e do pensamento fora da caixa, os Coreanos e sua cultura extremamente influenciada pelo confucionismo valorizam o modo ideal de atingir o sucesso e conformação as regras do grupo. E é pra ontem, o famoso palli palli, pois para a Coreia do Sul a modernidade não é so o desejo de ser rico é uma necessidade para se manter viva

Sucesso a qualquer preço
Modernidade a qualquer preço ou morte.

Nessa ânsia pelo sucesso coisas como vida social e saúde são jogadas pra debaixo do tapete, e isso se torna ainda mais agravado quando olhamos para a indústria do Kpop e suas condições de trabalho que chegam a ser a reinterpretação moderna de escravidão. É sabido que antes de um grupo fazer sua estreia é normal que eles treinem o dia inteiro por algo entre 3 a 6 anos se for por uma grande agência. Durante este período e toda sua vida como estrela o idol terá sua agenda, alimentação, vestimenta, relacionamento, modos de agir e até mesmo pensamentos extremamente controlados com o objetivo de construir uma imagem que agrade ao público.

Essa é uma realidade a que todos que entram em contato com Kpop  acabam descobrindo mais cedo ou mais tarde, mas uma coisa é saber outra é entender a real dimensão da coisa, Brad do Busker Busker em sua famosa entrevista ao site Noisey revelou o quão precária e inumana são as condições de trabalho para os artistas, durante os dois meses que esteve confinado nas instalações do SuperstarK e sem contato com o mundo exterior ele esteve submetido a uma dieta de Tofu e vegetais q o fizeram emagrecer 11 quilos, além disso era comum o grupo ser submetido a rotina de gravações que passavam das 24 horas e por isso eram obrigados a dormir nos lugares mais não convencionais como arbustos e calçadas entre uma gravação e outra. E isso foi multiplicado por 10 quando após o show eles lançaram o seu primeiro álbum e tiveram que promover com agenda cheia todos os dias por seis meses ininterruptos.

Ih era pra não revelar? mal aí
Ih era pra não revelar? mal aí

A coisa piora quando falamos sobre os girl groups. Não são raros os casos de disfunção alimentar entre seus membros, recentemente Sojung do Ladie’s Code revelou que devido a pressão por ter um corpo perfeito pelos padrões estéticos draconicos Coreanos, comia porções ínfimas de comida ou que ficava sem comer nada por um dia inteiro e como resultado ela ficou quase um ano sem menstruar. Se você não sabe o porquê disso ser tão grave, apenas saiba que os níveis hormonais dela caíram ao ponto de que ela com 20 anos tinha o mesmo nível hormonal que o de uma garota de 5 anos. Agora veja bem, ela não deu nome aos bois, ela obviamente era anoréxica (e vai ter q lutar contra isso o resto da vida). Os coreanos tem sérios problemas de discutirem em aberto problemas que não sejam politica ou esportes  e adoram encobrir algo que possa manchar a tal da imagem pública por isso rapidamente após essa revelação a agência publicou fotos dela comendo um balde de frango frito sugerindo que agora ela estava em uma dieta saudável. Não sei se rio ou choro.

Combatendo a anorexia com uma porção de frango frito por vez...
Combatendo a anorexia com uma porção de frango frito por vez…

E esse tipo de má informação que assola a indústria não para por aí, se você acha que as revistas que você vê na banca com dietas esdruxulas de emagreça em 5 dias comendo luz são extremamente imbecis, você ainda não viu nada quando olha pra indústria do Kpop:  dietas loucas como a da Park Bom (a barbie humana Coreana)  de comer apenas milho e cenoura, a dieta do Nine Muses de comer tudo aquilo que couber dentro de um copo de papel, a dieta do Secret onde elas apenas podem comer ovos ou soja no dias das apresentações e saladas são um luxo, ou fazer como o Brown Eyed Girls que substitui refeições inteiras por café.

A desinformação chega a níveis alarmantes quando vemos o caso da SooYoung do SNSD que obviamente tem um biótipo de pessoa extremamente magra e de metabolismo acelerado, alie isso ao fato de uma agenda  lotada de performances e você tem a receita certa para uma baixa quantidade de calorias salvas por dia, o que essa garota faz  pra combater isso quando a mesma diz que ganhar peso? Revela que come mais de nove vezes por dia,  todo mundo que já se dedicou seriamente a perder peso sabe que a receita pra fazer o seu metabolismo acelerar é comer várias vezes por dia!

Se não bastasse a desinformação e falta de bom senso as próprias Idols reforçam essas malditas práticas ao dizer em entrevistas e na tv que seus corpos são resultado de metabolismo acelerado, que não precisam malhar muito e que elas podem comer o que quiser, etc quando nos sabemos que isso é a mais pura das mentiras.

Ta bom que você tem esse corpo por pura mágica da genética e ainda come isso tudo.
Ta bom que você tem esse corpo por pura mágica da genética e ainda come isso tudo.

Não achem que o mesmo não acontece com os homens, a coisa é “amortecida” pelo fato de que se você está em um grupo com conceitos mais másculos como 2pm você tem a chance de ir na academia e ganhar massa muscular e por isso ter uma alimentação um pouco melhor do que seus colegas que tem que fazer o conceito frango andrógeno e por isso se submetem ao mesmo tipos  de dieta que as mulheres. Mas não se engane, a alimentação é tão precária e a rotina de promoção é tão pesada que todos os idols com corpos esculturais perdem quase todo o resultado de seu trabalho na academia.

Basta um período de promoções pra isso aí ir embora.
Basta um período de promoções pra isso aí ir embora.

Dito tudo isso é quase uma profecia autorrealizável de que esses idols uma hora ou outra irão adoecer devido a um sistema imunológico deficiente de nutrientes ou pura doença psicossomática produzida por altos níveis de estresse.  Não só isso como também se acidentar em um possível treino ou apresentação.  E é quase impossível um grupo simplesmente não se apresentar ou com um membro faltando só porque um deles não está passando bem ou machucado, Estamos falando de um sociedade altamente coletivista onde o grupo vem em primeiro lugar, ou seja se o idol não sofrer pressão pra se apresentar de seu gerente é bem possível que irá sofrer pressão de seus colegas, como aconteceu com Hwayoung ex T-ara que foi alvo de comentários passivo agressivo de suas colegas no twitter quando quebrou a perna e por isso disse que não se apresentaria. O resultado a gente sabe bem qual foi.

Me desculpem por ser apenas um ser humano.
Me desculpem por ser apenas um ser humano.

Quando Hiery foi ao palco e se apresentou ela já estava com febre e obviamente debilitada, se sofreu pressão por suas colegas, do gerente ou do contrato não se sabe, mas o resultado foi bem óbvio, quais serão as repercussão desse caso não se sabe, não é de hoje que uma série de leis estão sendo impostas pelo governo com o objetivo de proteger os idols e trainees e regular o mercado do Kpop que recebe incentivos governamentais por ser um do proponentes da Hallyu. O problema é que todas as leis postas hoje em dia são cheias de furos que apenas aumentam o controle das agências e põem toda a pressão no idol/trainee e seus pais.

As agências são apenas um lado do problema, os fãs (sim, nós!) são outro, somos nós que sustentamos esse sistema, infelizmente ninguém vai deixar de consumir músicas ou comprar os produtos que seu grupo ou artista favorito promovem, e parece que as redes sociais são apenas usadas como ferramenta para divulgação de fanfics e slutshaming, por isso aguardem até o dia que um idol morrer por estafa encima de um palco ou se suicidar na frente de milhões.

lilico helter skelter

 

Anúncios

Um comentário em “Hiery do Girl’s Day desmaia em apresentação. E eu quero “desmaiar” os gerentes dela!

    Jessica disse:
    junho 10, 2016 às 12:31

    Se é tão ruim p q eles se matam por uma vaga em um grupo? E mais, como no caso da Jessica do Snsd q foi expulsa e já tinha uma marca de óculos ainda foi criar outro grupo no kpop?

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s